quarta-feira, 16 de agosto de 2023

HISTÓRIA – ENSINO FUNDAMENTAL

 



CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROF. FELIPE GUERRA

COMISSÃO PERMANENTE DE EXAMES SUPLETIVOS

LISTAGEM DE CONTEÚDOS

 

COMPONENTE CURRICULAR:HISTÓRIA – ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

OBJETIVO:O candidato aos Exames Supletivos no componente curricular de História, deverá ser capaz de reconhecer o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diversos grupos socioculturais em diferentes espaços e tempos.

CONTEÚDOS:

- As fontes históricas: as memórias e o patrimônio histórico.

- A evolução do ser humano, no tempo e espaço.

- Antiguidade Oriental (egípcios, os mesopotâmicos, hebreus, fenícios e persas).

-Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). 

- Os povos pré-colombianosda América, incluindo os indígenas brasileiros.

 

·      O Período Medieval:

- Origem, e Formação da Sociedade Feudal.

- Os principais reinos bárbaros, e as consequências de suas invasões.

- O Apogeu e decadência do Império Bizantino e o Islão.

- Alta Idade Média: transformações sociais e econômicas.

- A cultura naBaixa Idade Média  e a influência da Igreja.

- A crise do feudalismo: revoltas urbanas e camponesas.

·         O surgimento do mundo moderno e suas implicações ocorridas nosséculos XV e  XVIII.

- A consolidação das monarquias na Europa moderna

- As grandes invenções, a Expansão Marítima Europeia

- O renascimento e as reformas religiosas.

- A colonização da América, na lógica do mercantilismo.         

- A escravidão e as emergências do capitalismo.

-A África dos grandes reinos e impérios.

- As conquistas dos portugueses e espanhóis.

HISTÓRIADO BRASIL

      Brasil Colônia (XV – XVIII)

- A administração da Colônia: expedições exploradoras, sistemas de Capitanias Hereditárias e os Governos Gerais.

- Exploração Colonial, entre a colônia e metrópole e os produtos que fortaleceram a economia do Brasil.

- A sociedade colonial e a formação do povo brasileiro.

- As invasões francesas, no Rio de Janeiro, e no Maranhão.

- As Invasões holandesasna  Bahia, Pernambuco  e  Rio Grande do Norte.

- Expansão territorial brasileira:Entradas e Bandeiras.

- Os movimentos nativistas e as rebeliões coloniais.

- Consequências da vinda da família real portuguesa para o Brasil.

- A crise no sistema colonial.

     Brasil Império:O governo de D. Pedro I (1822 – 1831)

- Independência política do Brasil e suas consequências.

-Assembleia Constituinte, Constituição 1824 e o sistema Eleitoral.

- Os fatores políticos e econômicos que culminaram com a abdicação de D. Pedro I

- O Período Regencial, e as rebeliões provinciais, as agitações políticas e sociais

-A crise econômica.

     Segundo Império(1840 – 1889)

- O desenvolvimento econômico, e as transformações socioeconômicas.   

- As disputas políticas entre liberais e conservadores. 

- O poder dos cafeicultores, e ocrescimento Industrial.

- O fim do tráfico negreiro internacional

- A crise do Brasil Império e os conflitos internacionais - as questões Christie, Platina, e a Guerra do Paraguai.

- Campanhas abolicionistas e a Lei Áurea

- A substituição do trabalho escravo por sistema de parceria e trabalho assalariado

A queda do Brasil Império -as crises políticas

      Brasil República:

- Proclamação da República, ocorrida no comando dos militares.

- A Sociedade republicana, e as questões socioeconômica e culturais.

- A República velha: as oligárquica e os movimentos sociais.

- O movimento operário e a industrialização.

- Revoltas na Primeira República.  

     A Era Vargas:

- Governo Provisório de Vargas (1930 – 1934).

- Governo Constitucional (1934 – 1937)

- Estado Novo (1937 – 1945) – Governo Ditatorial, e Segunda Guerra mundial

- Segundo Governo Vargas (1951 – 1954).

     Formação e evolução da república populista: de Eurico Gaspar Dutra e de João Goulart.

     Governos militares no poder (1964 –1985) – fim do períododemocrático

A volta dos governos democráticos ( 1985 até os dias atuais).

     Os governos civis questões políticas, econômicas, sociais e culturais.

     Fatos marcantes dos Tempos Modernos e Contemporâneo

- O Iluminismo, o Absolutismo, a Revolução Francesa, e aRevolução Industrial.

- As característicasdo processo de independência da América Latina.

- A Primeira Guerra Mundial,e  o mundo pós-guerra - ascensão   dos regimes totalitários.

- A Segunda Guerra Mundial, e aexpansão dos conflitos.

- A divisão do mundoem dois blocos: capitalismo  e socialismo.

- A descolonização da Ásia, e da África.

- As grandes desigualdades Mundiais.

- A crise da URSS.

- Os conflitos entreRússia  e a Ucrânia.

- As epidemias, endemias, pandemias, e suas implicações no mundo.

-Os conflitos étnicos- raciais,  de gêneros e os seus desdobramentos.

     Históriado Rio Grande do Norte

- A conquistaportuguesa, e a  interiorização da colonização portuguesa, e a Guerra dos Bárbaros.

- A presença holandesa no RN

- A Revolução de 1817: Andre de Albuquerque, e Padre Miguelinho

- A abolição da escravatura

- Pedro Velho, e a República das  Oligarquia.

- Revolução de 1930, e aIntentona Comunista de 1935.

- A presença norte-americana no RN, durante a Segunda Guerra Mundial.

- Os principais aspectos do desenvolvimento socioeconômicoe cultural no RN.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BRAICK, PatríciaRamos e MOTA, Myriam Brecho. História das cavernas ao terceiro milênio -2. ed. São Paulo: Moderna, 2006 – 4v. (6° ao9° ano)  - História  do ensino Fundamental (Brasil e Geral).

CAMPOS, Flavio de,  et al.  - História  nos dias  de hoje (6° ao 9° ano)  -  ensino fundamental 2 ed. São Paulo: Leya, 2015 2017.

LIRA, A. Tavares de, História do Rio Grande do Norte, 2ª Ed.  Fundação  José Augusto, Brasília 1982.

 MARIZ, Marlene da Silva e Suassuna, Luís Eduardo B. História do Rio Grande do Norte. 2 ed. Sebo Vermelho, Natal- 2005.

PELLEGRIN, Marcos e et. al. Vontadede saber – História (6° ao 9° ano)   -  História  do Ensino  fundamental. 3ed,  São Paulo: FTD, 2015.

SOUZA, GrasieleSilva  de et. al  - Educação de Jovens e Adultos(6° ao 9° ano) – Ensino Fundamental. Coleção tempo de aprender 2 ed.  São Paulo . 2009 – 2012.

 SILVA, Edmar Araújoe MELO, José  Wagner  de – Coleção  tempo de aprender  Edição de Jovens  e Adultos (6° ao 9°ano) do ensino fundamental 2° edição – São Paulo IBEP PNLD(2011/2012/2013).

SITES:

www.historiadomundo.com.br, e  www.brasilescola.com/historia.

www.sohistoria.com.brehttps://wikipedia.org.

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/luis-da-camara-cascudo-uma-obra-fundamental-para-conhecer-o-folclore-brasileiro.htm

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário