CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROF. FELIPE GUERRA
COMISSÃO PERMANENTE DE EXAMES SUPLETIVOS
LISTAGEM DE CONTEÚDOS
COMPONENTE CURRICULAR:HISTÓRIA – ENSINO FUNDAMENTAL
OBJETIVO:O candidato aos Exames Supletivos no componente
curricular de História, deverá ser capaz de reconhecer o papel histórico das instituições sociais, políticas e
econômicas, associando-as aos diversos grupos socioculturais em diferentes
espaços e tempos.
CONTEÚDOS:
- As fontes históricas: as memórias e o
patrimônio histórico.
- A evolução do ser humano, no tempo e espaço.
- Antiguidade Oriental
(egípcios, os mesopotâmicos, hebreus, fenícios e persas).
-Antiguidade Clássica (Grécia
e Roma).
- Os povos pré-colombianosda América, incluindo os
indígenas brasileiros.
·
O Período Medieval:
- Origem, e Formação da Sociedade Feudal.
- Os principais reinos bárbaros, e as
consequências de suas invasões.
- O Apogeu e decadência do Império Bizantino e o Islão.
- Alta Idade Média: transformações sociais
e econômicas.
- A cultura naBaixa Idade Média e a influência da Igreja.
- A crise do feudalismo: revoltas urbanas e
camponesas.
·
O surgimento do mundo moderno e suas implicações
ocorridas nosséculos XV e XVIII.
- A consolidação das monarquias na Europa moderna
- As grandes invenções, a Expansão Marítima Europeia
- O
renascimento e as reformas religiosas.
- A colonização da América, na lógica do
mercantilismo.
- A escravidão e as emergências do capitalismo.
-A África dos grandes reinos e impérios.
- As
conquistas dos portugueses e espanhóis.
HISTÓRIADO
BRASIL
●
Brasil Colônia (XV
– XVIII)
- A administração da Colônia: expedições
exploradoras, sistemas de Capitanias Hereditárias e os Governos Gerais.
- Exploração Colonial, entre a colônia e
metrópole e os produtos que fortaleceram a economia do Brasil.
- A
sociedade colonial e a formação do povo brasileiro.
- As
invasões francesas, no Rio de Janeiro, e no Maranhão.
- As
Invasões holandesasna Bahia,
Pernambuco e Rio Grande do Norte.
- Expansão territorial brasileira:Entradas e Bandeiras.
- Os
movimentos nativistas e as rebeliões coloniais.
- Consequências
da vinda da família real portuguesa para o Brasil.
- A crise no sistema colonial.
●
Brasil Império:O governo de D. Pedro I (1822 – 1831)
- Independência política do Brasil e suas consequências.
-Assembleia Constituinte, Constituição 1824 e o sistema
Eleitoral.
- Os fatores políticos e econômicos que culminaram com a
abdicação de D. Pedro I
- O Período Regencial, e as rebeliões provinciais, as
agitações políticas e sociais
-A crise econômica.
●
Segundo Império(1840 – 1889)
- O desenvolvimento econômico, e as transformações
socioeconômicas.
- As disputas políticas entre liberais e
conservadores.
- O poder dos cafeicultores, e ocrescimento Industrial.
- O fim do tráfico negreiro internacional
- A crise do Brasil Império e os conflitos
internacionais - as questões Christie, Platina, e a Guerra do Paraguai.
- Campanhas abolicionistas e a Lei Áurea
- A substituição do trabalho escravo por sistema de
parceria e trabalho assalariado
A queda do Brasil Império -as crises políticas
●
Brasil República:
- Proclamação da República, ocorrida no comando dos
militares.
- A Sociedade republicana, e as questões socioeconômica e
culturais.
- A República velha: as oligárquica e os movimentos
sociais.
- O movimento operário e a industrialização.
- Revoltas na Primeira República.
●
A Era Vargas:
- Governo Provisório de Vargas (1930 – 1934).
- Governo Constitucional (1934 – 1937)
- Estado Novo (1937 – 1945) – Governo Ditatorial, e Segunda
Guerra mundial
- Segundo Governo Vargas (1951 – 1954).
●
Formação e evolução da república populista: de Eurico Gaspar Dutra e de João Goulart.
●
Governos militares no poder (1964 –1985) – fim do períododemocrático
A volta dos governos democráticos ( 1985
até os dias atuais).
●
Os governos civis questões políticas, econômicas, sociais
e culturais.
●
Fatos marcantes dos Tempos Modernos e Contemporâneo
- O Iluminismo, o Absolutismo, a Revolução Francesa, e
aRevolução Industrial.
- As característicasdo processo de independência da
América Latina.
- A Primeira Guerra Mundial,e o mundo pós-guerra - ascensão dos regimes totalitários.
- A Segunda Guerra Mundial, e aexpansão dos conflitos.
- A divisão do mundoem dois blocos: capitalismo e socialismo.
- A descolonização da Ásia, e da África.
- As grandes desigualdades Mundiais.
- A crise da URSS.
- Os conflitos entreRússia e a Ucrânia.
- As epidemias, endemias, pandemias, e suas implicações
no mundo.
-Os conflitos étnicos- raciais, de gêneros e os seus desdobramentos.
●
Históriado Rio Grande do Norte
- A conquistaportuguesa, e a interiorização da colonização portuguesa, e a
Guerra dos Bárbaros.
- A presença holandesa no RN
- A Revolução de 1817: Andre de Albuquerque, e Padre
Miguelinho
- A abolição da escravatura
- Pedro Velho, e a República das Oligarquia.
- Revolução de 1930, e aIntentona Comunista de 1935.
- A presença norte-americana no RN, durante a Segunda
Guerra Mundial.
- Os principais aspectos do desenvolvimento socioeconômicoe
cultural no RN.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRAICK, PatríciaRamos e MOTA, Myriam Brecho. História das cavernas ao terceiro milênio -2. ed. São Paulo: Moderna, 2006 – 4v. (6° ao9° ano) - História do ensino Fundamental (Brasil e Geral).
CAMPOS, Flavio de, et al. - História nos dias de hoje (6° ao 9° ano) - ensino fundamental 2 ed. São Paulo: Leya, 2015 2017.
LIRA, A. Tavares de, História do Rio Grande do Norte, 2ª Ed. Fundação José Augusto, Brasília 1982.
MARIZ, Marlene da Silva e Suassuna, Luís Eduardo B. História do Rio Grande do Norte. 2 ed. Sebo Vermelho, Natal- 2005.
PELLEGRIN, Marcos e et. al. Vontadede saber – História (6° ao 9° ano) - História do Ensino fundamental. 3ed, São Paulo: FTD, 2015.
SOUZA, GrasieleSilva de et. al
- Educação de Jovens e Adultos(6° ao 9° ano) – Ensino Fundamental.
Coleção tempo de aprender 2 ed. São
Paulo . 2009 – 2012.
SILVA, Edmar Araújoe MELO, José Wagner de – Coleção tempo de aprender Edição de Jovens e Adultos (6° ao 9°ano) do ensino fundamental 2° edição – São Paulo IBEP PNLD(2011/2012/2013).
SITES:
www.historiadomundo.com.br, e www.brasilescola.com/historia.
www.sohistoria.com.brehttps://wikipedia.org.
Nenhum comentário:
Postar um comentário