quarta-feira, 16 de agosto de 2023

LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL

 


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA, DO ESPORTE E DO LAZER

SUBCOORDENADORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROF. FELIPE GUERRA

COMISSÃO PERMANENTE DE EXAMES SUPLETIVOS

 

 

ENSINO FUNDAMENTAL - PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

OBJETIVO:

Avaliar a competência do aluno em habilidades de leitura e escrita. Para isso, ele deve ser capaz de compreender um texto e produzir outros, fazendo usos das normas gramaticais e do conhecimento dos gêneros textuais.

CONTEÚDO: compreensão/interpretação de textos. Compreensão/adequação de recursos gramaticais. Produção escrita de texto dissertativo.

1.       Interpretação de textos de gêneros diversos;

2.       Linguagem denotativa e conotativa;

3.       Linguagem formal e informal;

4.       Elementos da comunicação: emissor, receptor, código, mensagem, canal e contexto;

5.       Ortografia: emprego das letras K, W, Y, G, J, X, C, Ç, S, Z;

6.       Acentuação gráfica: regras de acentuação;

7.       Sinais de pontuação;

8.       Processos de formação das palavras: derivação e composição;

9.       Significação das palavras: sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos;

10.   Classificação das palavras: substantivos, adjetivos, artigos, numerais, verbos, advérbios, preposições, conjunções, pronomes e interjeições;

11.   Frase, oração e período;

12.   Tipos de frases;

13.   Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração;

14.   Estudo do período: relações de coordenação e subordinação;

15.   Concordância nominal e verbal;

16.   Empregos dos pronomes oblíquos átonos.

BIBLIOGRAFIA

Cereja, William Roberto e Magalhães, Thereza Cochar. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São paulo: Atual, 2016.

Projeto Araribá: ensino fundamental / obra coletiva. Regina Kanashiro. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2017.

Para viver juntos: ensino fundamental – vários autores. 3ª ed. São Paulo: Edições SM, 2016.

Cereja, William Roberto e Magalhães, Thereza Cochar. Gramática. Texto, reflexão e uso. São paulo: Atual, 2014.

Ernani & Nicola. Gramática de hoje. São paulo: Scipione, 2015.

Língua portuguesa, língua estrangeira, educação artística e educação física: livro do estudante: ensino fundamental / Coordenação: Zuleika de Felice Murrie. — 2. ed. — Brasília: MEC: INEP, 2006.

*Outras obras poderão ser consultadas pelo aluno, desde que sejam respeitados os conteúdos presentes neste programa.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário