SECRETARIA DE ESTADO DA
EDUCAÇÃO, DA CULTURA, DO ESPORTE E DO LAZER
SUBCOORDENADORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS
E ADULTOS
CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROF. FELIPE GUERRA
COMISSÃO PERMANENTE DE EXAMES SUPLETIVOS
ENSINO FUNDAMENTAL - PROGRAMA
DE LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO:
Avaliar a competência do aluno em habilidades de leitura e
escrita. Para isso, ele deve ser capaz de compreender um texto e produzir
outros, fazendo usos das normas gramaticais e do conhecimento dos gêneros
textuais.
CONTEÚDO:
compreensão/interpretação de textos. Compreensão/adequação de recursos
gramaticais. Produção escrita de texto dissertativo.
1. Interpretação de textos de gêneros diversos;
2. Linguagem denotativa e conotativa;
3. Linguagem formal e informal;
4. Elementos da comunicação: emissor, receptor, código, mensagem, canal e contexto;
5. Ortografia: emprego das letras K, W, Y, G, J, X, C, Ç, S, Z;
6. Acentuação gráfica: regras de acentuação;
7. Sinais de pontuação;
8. Processos de formação das palavras: derivação e composição;
9. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos;
10. Classificação das palavras: substantivos, adjetivos, artigos, numerais, verbos, advérbios, preposições, conjunções, pronomes e interjeições;
11. Frase, oração e período;
12. Tipos de frases;
13. Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração;
14. Estudo do período: relações de coordenação e subordinação;
15. Concordância nominal e verbal;
16. Empregos dos pronomes oblíquos átonos.
BIBLIOGRAFIA
Cereja, William Roberto e Magalhães, Thereza Cochar. Texto e
interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São
paulo: Atual, 2016.
Projeto Araribá: ensino fundamental / obra coletiva. Regina
Kanashiro. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2017.
Para viver juntos: ensino fundamental – vários autores. 3ª ed.
São Paulo: Edições SM, 2016.
Cereja, William Roberto e Magalhães, Thereza Cochar. Gramática.
Texto, reflexão e uso. São paulo: Atual, 2014.
Ernani & Nicola. Gramática de hoje. São paulo: Scipione,
2015.
Língua portuguesa, língua estrangeira, educação artística e
educação física: livro do estudante: ensino fundamental / Coordenação: Zuleika
de Felice Murrie. — 2. ed. — Brasília: MEC: INEP, 2006.
*Outras obras poderão ser consultadas pelo aluno, desde que
sejam respeitados os conteúdos presentes neste programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário