quarta-feira, 16 de agosto de 2023

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA - ENSINO MÉDIO

 

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO,  DA CULTURA, DO ESPORTE E DO LAZER

SUBCOORDENADORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CENTRO DE FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROF. FELIPE GUERRA

COMISSÃO PERMANENTE DE EXAMES SUPLETIVOS

 

 

ENSINO MÉDIO

PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

 

OBJETIVO:

 

Avaliar a competência do aluno em habilidades de leitura e escrita. Para isso, ele deve ser capaz de compreender textos e fenômenos linguísticos de diferentes épocas e estilos, fazendo uso das normas gramaticais e do conhecimento dos gêneros textuais e literários.

 

CONTEÚDO:

 

Compreensão/interpretação de textos. Compreensão/adequação de recursos gramaticais. Produção escrita de texto dissertativo.

 

· Interpretação de textos de gêneros diversos;

· Linguagem denotativa e conotativa;

· Linguagem formal e informal;

· Variação linguística: regional, social e estilística;

· Elementos da comunicação: emissor, receptor, código, mensagem, canal e contexto;

· Funções da linguagem: referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética;

· Ortografia: emprego das letras K, W, Y, G, J, X, C, Ç, S, Z;

· Acentuação gráfica: regras de acentuação;

· Sinais de pontuação;

· Processos de formação das palavras: derivação e composição;

· Significação das palavras: sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos;

· Classificação das palavras: substantivos, adjetivos, artigos, numerais, verbos, advérbios, preposições, conjunções, pronomes e interjeições;

· Frase, oração e período;

· Tipos de frases;

· Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração;

· Estudo do período: relações de coordenação e subordinação;

· Concordância nominal e verbal;

· Regência nominal e verbal;

· Empregos dos pronomes oblíquos átonos;

· Figuras de linguagem: de palavras, de construção e de pensamento;

· Arte literária;

· Gêneros literários: épico, lírico e dramático;

· Literatura informativa: características, autores e obras;

· Literatura de catequese: características, autores e obras;

· Barroco: características, autores e obras;

· Arcadismo: características, autores e obras;

· Romantismo: características, autores e obras;

· Realismo/Naturalismo: características, autores e obras;

· Parnasianismo: características, autores e obras;

· Simbolismo: características, autores e obras;

· Pré-Modernismo: características, autores e obras;

· Modernismo: características, autores e obras;

· Pós-Modernismo: características, autores e obras;

· Tendências contemporâneas: características, autores e obras.

 

 

 

 

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual, 2016.

 

ABAURRE, Maria Luíza. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2016.

Cereja, William Roberto e Magalhães, Thereza Cochar. Linguagens. São Paulo: Saraiva, 2018.

 

SARMENTO, Leila Lauar e TUFANO, Douglas. Português: literatura, gramática e produção de texto. São Paulo: Moderna, 2014.

 

CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática. Texto, reflexão e uso. São Paulo: Atual, 2014.

 

Ernani & Nicola. Gramática de hoje. São Paulo: Scipione, 2015.

 

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2015.

Linguagens, códigos e suas tecnologias: livro do estudante: ensino médio / Coordenação: Zuleika de Felice Murrie. — 2. ed. — Brasília: MEC: INEP, 2006.

 

*Outras obras poderão ser consultadas pelo aluno, desde que sejam respeitados os conteúdos presentes neste programa.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário