GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE
ESTADO DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA, DO
ESPORTE E DO LAZER
SUBCOORDENADORIA
DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CENTRO DE
FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROF. FELIPE GUERRA
COMISSÃO
PERMANENTE DE EXAMES SUPLETIVOS
ENSINO MÉDIO
PROGRAMA DE
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
OBJETIVO:
Avaliar
a competência do aluno em habilidades de leitura e escrita. Para isso, ele deve
ser capaz de compreender textos e fenômenos linguísticos de diferentes épocas e
estilos, fazendo uso das normas gramaticais e do conhecimento dos gêneros
textuais e literários.
CONTEÚDO:
Compreensão/interpretação
de textos. Compreensão/adequação de recursos gramaticais. Produção escrita de
texto dissertativo.
· Interpretação de textos de gêneros diversos;
· Linguagem denotativa e conotativa;
· Linguagem formal e informal;
· Variação linguística: regional, social e
estilística;
· Elementos da comunicação: emissor, receptor,
código, mensagem, canal e contexto;
· Funções da linguagem: referencial, emotiva,
conativa, fática, metalinguística e poética;
· Ortografia: emprego das letras K, W, Y, G, J,
X, C, Ç, S, Z;
· Acentuação gráfica: regras de acentuação;
· Sinais de pontuação;
· Processos de formação das palavras: derivação
e composição;
· Significação das palavras: sinônimos,
antônimos, parônimos e homônimos;
· Classificação das palavras: substantivos,
adjetivos, artigos, numerais, verbos, advérbios, preposições, conjunções,
pronomes e interjeições;
· Frase, oração e período;
· Tipos de frases;
· Termos essenciais, integrantes e acessórios
da oração;
· Estudo do período: relações de coordenação e
subordinação;
· Concordância nominal e verbal;
· Regência nominal e verbal;
· Empregos dos pronomes oblíquos átonos;
· Figuras de linguagem: de palavras, de
construção e de pensamento;
· Arte literária;
· Gêneros literários: épico, lírico e
dramático;
· Literatura informativa: características,
autores e obras;
· Literatura de catequese: características,
autores e obras;
· Barroco: características, autores e obras;
· Arcadismo: características, autores e obras;
· Romantismo: características, autores e obras;
· Realismo/Naturalismo: características,
autores e obras;
· Parnasianismo: características, autores e
obras;
· Simbolismo: características, autores e obras;
· Pré-Modernismo: características, autores e
obras;
· Modernismo: características, autores e obras;
· Pós-Modernismo: características, autores e
obras;
· Tendências contemporâneas: características,
autores e obras.
BIBLIOGRAFIA
CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza
Cochar. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros
e projetos. São Paulo: Atual, 2016.
ABAURRE, Maria Luíza. Português: contexto,
interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2016.
Cereja, William Roberto e Magalhães, Thereza
Cochar. Linguagens. São Paulo: Saraiva, 2018.
SARMENTO, Leila Lauar e TUFANO, Douglas.
Português: literatura, gramática e produção de texto. São Paulo: Moderna, 2014.
CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar.
Gramática. Texto, reflexão e uso. São Paulo: Atual, 2014.
Ernani & Nicola. Gramática de hoje. São Paulo:
Scipione, 2015.
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua
Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2015.
Linguagens, códigos e suas tecnologias: livro
do estudante: ensino médio / Coordenação: Zuleika de Felice Murrie. — 2. ed. —
Brasília: MEC: INEP, 2006.
*Outras
obras poderão ser consultadas pelo aluno, desde que sejam respeitados os
conteúdos presentes neste programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário