GOVERNO
DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA, DO ESPORTE E DO LAZER
SUBCOORDENADORIA
DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CENTRO
DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROF. FELIPE GUERRA
COMISSÃO
PERMANENTE DE EXAMES SUPLETIVOS
LISTAGEM DE
CONTEÚDOS - ENSINO MÉDIO
HISTÓRIA
OBJETIVO: O candidato deve demonstrar capacidade de perceber as mudanças e permanências entre o passado
e o presente,entender o papel histórico das
instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aosgrupos sociais em
diferentes espaços e tempos, além de desenvolver valores, conceitos e
habilidades que o ajudem a compreender criticamente os processos históricos.
·
O
tempo, os sujeitos, a História -fontes históricas (memórias, patrimônio
histórico: material, e imaterial).
- A evolução do ser humano - Da
origem do homem à formação dos primeiros Estados.
- Pré-História: Paleolítico;
Neolítico, Idade dos Metais.
- A Pré-História brasileira
·
Civilizações Africanas: Reino de Gana, Império de Mali, Reino
de Kush.
·
Os povosda américa: Os
povos nativos; Os Maias; Os Astecas; Os Incas
·
Do
Oriente – Os povos Egípcios, Mesopotâmicos, Persas,Fenícios e Hebreus
·
Clássica: O império macedônico; Os povos gregos
e sua política, sociedade, economia e cultura (A formaçãoda sociedade
grega; Os períodos Homéricos, Arcaico, Clássico e Helenístico; As Cidades-Estados; A
filosofia, a Arte e a ciência na Grécia
Antiga; A guerra do peloponeso); Os povos romanos e os aspectos socioeconômico, politico e cultural
nos períodos históricosdaMonárquico, da Republicano e do Imperial.
- Os povos bárbaros, o Império
Bizantino e o Islamismo.
- A sociedade e a economia na
ordem feudal.
- Transformações do feudalismo (alta e baixa Idade Media).
- A cultura na baixa Idade Média.
- A formaçãoda cristandade ocidental.
- Os impérios cristãos: Bizantino
eCarolíngio.
- O reino cristão dos francos.
- A crise do feudalismo e as revoltas
urbanas e camponesas.
·
O
absolutismo e a formação do Estado Moderno
·
A
formação dos Estados Nacionais: Portugal, França, Espanha, e Inglaterra.
·
A
Reconquista e a Expansão Marítima Europeia
·
Conquista
e colonização da América e do Brasil - Politica mercantilista
·
As
Reformas Religiosas
·
O
humanismo e o Renascimento Cultural
- Tratado de Tordesilhas e de
Madri
- Exploração
Colonial: Pacto colonial.
- A companhia de Jesus.
- A administração da
Colônia: expedições exploradoras, sistemas de Capitanias Hereditárias e os
Governos Gerais.
- Reformas
Pombalinas
- Fatores que
geraram os empreendimentos da cana-de-açúcar no Brasil: a empresa
açucareira e a mão de obra empregada
- A formação do povo
brasileiro: o índio, o negro e o branco.
- As características
gerais da sociedade colonial.
- A pecuária no
nordeste e os produtos agrícolas.
- As
invasõesfrancesas no Rio de Janeiro
e no Maranhão.
- As Invasões
holandesasno Nordeste Brasileiro.
- Expansãoterritorial
brasileira: Entradas, e Bandeiras
- Mineração e as
transformaçõesda sociedade brasileira
- Os movimentos
nativistas:
Insurreição Pernambucana, Revolta de Beckman, Guerra dos Emboabas, Guerra
dos Mascates, Revolta de Felipe dos Santos.
- Movimentos de libertação nacional: Inconfidência Mineira,
Conjuração Baiana e Revolução Pernambucana (1817)
- A resistência africana: fugas,
revoltas e formação dos Quilombos e Mocambos.
- Consequências da
vindada família real portuguesa para o Brasil.
- A crise no sistema
colonial.
- Independência políticado Brasil: O significado da independência
- Reconhecimento Internacional da Independência e lutas internas
- A convocação da AssembleiaConstituinte e Constituição 1824.
- O sistema Eleitoral do Primeiro Império.
- As crisese fim do
Primeiro Império: fatores políticos, econômicos,
sociais e culturais.
- Abdicação de D. Pedro I.
O PERÍODO REGENCIAL (1831 -1840)
·
As rebeliõesprovinciais
·
As agitações políticas e sociais
·
Os grupos partidários e as Regências.
·
A criseeconômica.
·
O desenvolvimento econômico do Segundo Reinado.
·
Disputas entre liberais e conservadores.
·
A modernização –
transformações socioeconômicas.
·
O poder dos cafeicultores
·
Economia e a produção de café
·
A origem da indústria e a
formação do operariado no Brasil.
·
Fim do tráfico negreiro internacional
·
A crise do Império – conflitos internacionais- conflitos na
Bacia do Prata, a Questões
Christie (1862-1865)
·
Guerra doParaguai (1865 – 1870).
·
Campanhasabolicionistas,
a Lei Áurea e as consequências sociais da abolição.
·
A substituição do trabalho escravo pelo sistema de parceria e
pelo trabalho assalariado
·
Crises políticas,sociais e escravista, conflitos entre Estado, Igreja e os militares.
·
A
proclamação da República e aqueda da monarquia.
- A proclamação da República
- Os movimentos
populares: A guerrade Canudos, a guerra do Contestado
- A constituição de 1891 e os governos
militares.
- Sociedade e economia
- RepúblicaOligárquica e os
movimentos sociais.
- Do poder da
espada ao domínio doscafeicultores
- O poder das
Oligarquias:a politica dos
governadores, coronelismo e clientelismo, o voto do cabresto
- Os imigrantes
no Brasil e a consolidação e crise do poder oligárquico
- Indústrias e movimento operário
- As Revoltas na Primeira
República
- Revolução de 1930.
- A ERA VARGAS (1930 – 1945)e as políticas, sociais, econômica e cultural nos governos:
·
Provisório
(1930 – 1934)
·
Constitucional
(1934-1937)
·
Ditatorial
(1937 – 1945) - democracia no Brasil pós Segunda Guerra Mundial
·
República Populista (1946 –
1964)Eurico Dutra
·
Vargas
volta ao poder (1951-1954)
·
O
governo de Juscelino
Kubitschek - no período de 1956 -1961
· A política de JânioQuadros (1961 – 1964) – a renúncia e o vice – presidente João Goulart assume o poder.
O BRASILNO REGIME MILITAR (1964 – 1985) – GOVERNO DITATORIAL E TRANSIÇÃO PARA A DEMOCRACIA
·
A
redemocratização e os governos civis no poder
·
As
tentativasde estabilização econômica e
os protestos contra o governo
·
A
participação popular e ascaracterísticas
da constituição de 1988
·
O
Brasil na era da Globalização: Aabertura neoliberal, o plano real e seus custos
sociais
·
Comportamento
àdiversidade (religiosidade e
sexualidade) e o impacto das
novas tecnologias e o consumismo
- José Sarney(1985 – 1990)
- Fernando Collor (19901992)
- Itamar Franco (1992 – 1994)
- Fernando HenriqueCardoso (1995-
2002)
- Luís Inácio Lula da Silva (2003
– 2010)
- Dilma Rousseff (2011 – 2016)
- Michael Temer (2017 - 2018)
- Jair Messias Bolsonaro (2019 -
2022)
- O Absolutismo na Europa
- O Iluminismoe o liberalismo
político
- A Independência das Treze
Colôniasnorte americanas
- A Revolução Francesa e a
expansão das ideias revolucionárias
- O Império napoleônico
- A Revolução industrial e as
Inovações Tecnologias
Antecedentes da Primeira
Guerra: disputas imperialistas, o sentimento nacionalista
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918)– o
mundo no pós-Guerra
Acontecimentos entre guerras
· A paz de Versalhes
· Revolução
SocialistaRussa - no Império Russo
· O socialismo na União Soviética
· a crise dos anos 1920: A grande depressão, New Deal: a solução democrática
·
A
solução totalitária: o nazifascismo -fascismo na Itália e nazismo na Alemanha
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL(1939 – 1945)
● Consequências - Crise do capitalismo edos regimes totalitários
AS TRANSFORMAÇÕES MUNDIAISDURANTE A GUERRA FRIA - O CONFRONTO DE IDEOLOGIAS - divisão do mundo em dois blocos: capitalismo e socialismo.
● Cubae a revolução
● A Revolução Chinesa
● AGuerra da Coreia
● A Guerrado Vietnã
O IMPERIALISMO:
●
NaÁsia
e na África - as
consequências do Imperialismo
●
A
partilha da África
●
A descolonização da Ásia e da África
●
Independênciasafro-asiáticas
e conflitos árabe-israelenses
●
Independências
na Ásia: Índia e indonésia
●
A
questão judaico-palestina
●
Desigualdades
sociais
●
Avanços
tecnológicos e científicos em todos os campos do saber.
●
A emergência da questão ambiental
● Problemas do Mundo contemporâneo:
Racismo e xenofobia, Aids, o crime organizado e a dinâmica das atividades
ilícitas.
● Endemias e pandemias na
contemporaneidade e suas consequências.
ALVES, Alexandre;OLIVEIRA, Letícia Fagundes
de - Conexões com a História – volume
3.; 2ª ed. – São Paulo: Moderna, 2013.
AZEVEDO, Gislane
Campos;SERIACOPI, Reinaldo. História em
Movimento- 1ª ed.; São Paulo, Ática,
2010.
BERUTTI, Flavio Costa;
MARQUES,Ademar – Caminhos do Homem – volume 3 – 3ª ed. –
Curitiba: Base Editorial ,2016.
BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA,Myriam –
Becho das cavernas ao terceiro
milênio ,3 ed.; São Paulo moderna, 2013 (obra em 3 volumes)
CAMPOS, Fláviode; CLARO, Regina
– A Escrita da História I – II - III, ed. São Paulo: Escala Educacional, 2010.
COTRIM, Gilberto –
História Global: volume 3 – 1ª ed.;São Paulo , Saraiva, 2010.
PEDRO,Antônio ; LIMA,
Lizânias de Souza - História sempre
presente: 1ª ed. – volume 3 – São Paulo:
FTD, 2010.
PELLEGRINI, Marc Cesar –O Novo olhar: história
– 1ª ed.- São Paulo: FTD,2010 - (Coleção Novo Olhar)
SITES:
www.historiadomundo.com.br
www.brasilescola.com/historia.
Pesquisar em outros sites no google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário